terça-feira, 9 de junho de 2009

»»»»Desenvolvimento Organizacional««««

DESENVOLVIMENTO

“Uma organização é a coordenação de diferentes atividades dos contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.” (CHIAVENATO, 1997. p.601). Este conceito nada mais é que uma divisão de trabalho que trata-se das diferentes atividades e da coordenação que há dentro da organização. Os autores do Desenvolvimento Organizacional possuem um conceito contrário ao tradicional. Eles evidenciam as diferenças entre o sistema mecânico (tradicional) e o sistema orgânico (abordagem do D.O) onde o orgânico é uma abordagem coletiva com um desenvolvimento social de seus participantes. É através desse sistema que o Desenvolvimento Organizacional foi desenvolvido.
O Desenvolvimento Organizacional é uma mudança planejada cujo objetivo principal é “mudar as pessoas e a natureza a qualidade de suas relações de trabalho” (CHIAVENATO, 1997, p.614). Tendo como ênfase a cultura organizacional, que é tudo aquilo que é criado dentro da organização como: os valores, os hábitos e as crenças que os membros desenvolvem, compartilham e são influenciados pelos mesmos em seu comportamento, no qual além do que essa cultura também influencia na integração da organização com o ambiente em que estão presente.


Características principais do D.O


· Focalização sobre toda a empresa: Envolvimento da organização como um todo para que a mudança ocorra efetivamente. Portanto é necessário que todas as partes participem.

· Orientação sistêmica: Está voltada para a interação das partes da empresa fazendo com que todas elas trabalhem juntas e não isoladamente.

· Orientação Contingencial: Os participantes discutem as várias possibilidades e não se baseiam em uma única maneira de abordar os problemas.

· Agente de mudança: São um ou mais agentes que desempenham o papel de estimular, incentivar e coordenar a mudança dentro de um grupo ou empresa.


· Solução de problemas: O D.O destaca a solução de problemas e não apenas discute, ele utiliza a pesquisa-ação no qual é uma das características que o Desenvolvimento organizacional priora, pesquisa e diagnóstico dos problemas e da ação necessária para a resolução do problema.

· Aprendizagem experiencial: Significa que os participantes acabam aprendendo com a experiência no ambiente de treinamento os diversos tipos de situações com que tenham que enfrentar no trabalho. O D.O contribui bastante para que esses participantes aprendam com a própria experiência absorver as ideias novas que aprenderam e a responder perguntas que as vezes ficam rodeando a cabeça das pessoas.

· Processos de grupo e desenvolvimento de equipes: No D.O a um enorme esforço para desenvolver equipes, melhorar os relacionamentos entre as pessoas, abrir canais de comunicação, criar confiança entre os membros da organização. O D.O é totalmente democrático e antiautoritário. Ele enfatiza os grupos para obter uma resultado melhor para a organização através da cooperatividade e integração entre os participantes.

· Retroação (feedback de dados): Proporciona informações de retorno para que as pessoas tenham dados concretos de suas decisões.

A cultura organizacional deve ter:
Adaptabilidade, ou seja, capacidade de resolver problemas e de agir de maneira flexível.
Senso de Identidade; compreensão e compartilhamento dos objetivos da empresa para todos.
Perspectiva exata do meio ambiente; É a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente de trabalho.
Integração entre os participantes; uma em que a organização possa se relacionar como um todo.

Temos como exemplo a Apple Computer uma empresa que cresceu rapidamente como uma posição de grande destaque no seu ramo de negócios, se esforçou bastante para manter a informalidade e relacionamentos pessoais características de uma empresa pequena no qual se posicionou em marketing como uma empresa pequena alternativa junto aos gigantescos do ramo. Hoje, a Apple Computer é uma das maiores empresas do mundo no ramo de produtos tecnológicos. Portanto, não é satisfatório mudar apenas a estrutura da empresa é preciso mudar a cultura da organização também.
Devido a essas mudanças novas situações surgem e muitas vezes com elas também surgem alguns conflitos, pois muitas vezes os grupos não estão em comum acordo e insatisfeitos com a situação atual. Mas aceitam rapidamente a idéia de mudar, já outros grupos não estão preparados para aceitar o novo e o desconhecido criando assim problemas. Contudo, se não analisado e mal resolvido, ele passa a tomar dimensões maiores levando assim a uma deterioração organizacional, isto é, desintegrando aquilo que um dia foi um conjunto formado por equipes.
Por isso foram criadas algumas técnicas para que esses conflitos sejam solucionados e que mantenha a saúde da cultura da empresa.

Técnicas do Desenvolvimento Organizacional

1- Sensibilização: É a técnica mais antiga do desenvolvimento organizacional, que tem por objetivo tornar o relacionamento interpessoal mais fácil, ou seja, fazer com que aumente a sensibilidade e a habilidade dos indivíduos quando forem lidar com outras pessoas.
2- Análise transacional: Uma técnica usada para duas ou três pessoas. Ela detecta o problema da relação entre as pessoas com o objetivo de reduzir os hábitos que venham destruir a comunicação que existi entre os indivíduos.
3- Desenvolvimento de equipes ou grupos: Um consultor realiza atividades com os membros da organização para entender melhor sobre a dinâmica de trabalho em conjunto e desenvolvimento de como diagnosticar e solucionar os problemas com eficácia.
4- Consultoria de procedimentos: é uma técnica coordenada pelo consultor para auxiliar as relações de trabalho, o desenvolvimento e as habilidades de solução de problemas incrementando as relações interpessoais.
5- Reunião de confrontação: São feitas reuniões de confrontação entre os grupos para avaliar a saúde da organização onde eles discutirão os problemas, as causas e planejarão ações corretas. Essa reunião é feita depois uma grande mudança organizacional como, por exemplo, a introdução de uma nova tecnologia na empresa.6- Retroação de dados: É realizado um levantamento de toda pesquisa feita pela organização como um todo, realizando dados de atitudes e um relato sistêmico dos resultados aos membros da organização, ou seja, um feedback.


Processo de D.O.

As técnicas de D.O são aplicadas em seqüência, primeiramente deve-se melhorar a sensibilidade interpessoal das pessoas para depois incentivá-las aos seus relacionamentos intergrupais, onde as técnicas específicas ensinam a ter uma integração de equipes. Em seguida temos as técnicas intraorganizacionais que tem por finalidade definir os objetivos da organização a serem alcançados devido ao trabalho conjunto e cooperativo feito por diversas equipes envolvidas. O Desenvolvimento Organizacional dá ênfase nas pessoas e na empresa envolvida de um modo a envolver todos em conjunto para então mudar a organização através da mudança de comportamento e atitudes dos indivíduos mudando assim a organização por completo.

A Criatividade e a inovação também fazem parte do processo. A criatividade “é definida como geração de novas idéias” (STONER, 1995.p. 314), já a inovação é a tradução dessas idéias em empresas, produtos, processos e maneiras de produção. Um processo com uma total importância é criar um ambiente organizacional que estimule a criatividade e a inovação para terem uma sobrevivência na economia crescente competitiva e globalizada.

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